Picture

Ao contrário da tradicional forma de entrevistar, onde o entrevistador, se junta com o entrevistado frente-a-frente, com um conjunto de
questões relacionadas com o tema, para obter informação pertinente sobre uma matéria a estudar, surge a metodologia de entrevista através do uso das ferramentas das CMC. A Técnica de Entrevista pode ser usada como Dinâmica Educacional onde os participantes têm a possibilidade de esclarecer dúvidas ou obter informações, opiniões e factos sobre assuntos de interesse. Muitas vezes, as Entrevistas são realizadas como forma de entretenimento e as pessoas, cada vez mais, têm participação activa fazendo as suas perguntas, seja, pessoalmente, por telefone, cartas, e-mails ou outro meio de comunicação.
A internet, além de ser usada para a difusão de entrevistas, através de textos, ficheiros áudios ou de vídeos, também tem sido aproveitada para promover entrevistas com personalidades. .
A Técnica de Entrevista não foi elaborada para ser realizada através do computador. Por isso, é necessário adaptá-la com o objectivo de aproveitar as vantagens potenciais do meio computacional e também adequar-se às suas limitações. Por outro lado, é preciso adequar as ferramentas computacionais para darem suporte a aplicação da Técnica Entrevista. Em contexto educacional, o professor pode ser o entrevistado ou pode convidar uma especialista para que sejam esclarecidas dúvidas sobre um assunto de interesse da turma. 
Para a realização deste tipo de trabalho, podem-se utilizar diferentes ferramentas de trabalho, tais como: e-mail; fórum; mensageiro instantâneo; chat; vídeo conferência ; VoIP; workflow ;  brainstorming; entrevista ; workshop; storyboarding; roleplaying; seminário.

Título da Actividade: Entrevistas Descrição da actividade: Os alunos recebem um tema de trabalho. Têm de procurar alguém especializado em alguma área específica e que esteja predisposto a ser entrevistado, de modo a realizarem uma entrevista. 


Metas e Objectivos: 

O principal objectivo da entrevista é a de os alunos adquirirem conhecimento sobre alguma tema de estudo específico, através da entrevista a alguém que seja conhecedor do tema e que lhe possa transmitir informação pertinente para o estudo.  

Depois de uma participação activa no processo de entrevista e redação de um relatório sobre a entrevista, os alunos, podem descrever as experiências históricas do entrevistado sobre um certo assunto, comparar as ideias do entrevistado com o entrevistador, e encontrar temas de estudo paralelos ao tema principal.