Picture

DIÁRIO DE PRODUÇÃO

Após a minha proposta de trabalho:

AS TÉCNICAS DE ENSINO ON-LINE

Escolhi este tema, porque julgo que é essencial para o fundamento do nosso mestrado. Embora tenha-o abordado na disciplina de PPEL, apenas o fiz de uma forma a conhecer superficialmente as várias técnicas de ensinar, usadas no ensino à distância. Julgo que merece mais destaque. 

Pretendo com este fundamento, criar um REA em português, que sirva como apoio a todos que estudam e ensinam através do e-learning. 
Para a sua elaboração, vou-me basear nas bibliografias anotadas encontradas e noutras que possa vir a descobrir. 

Nele poderão encontrar técnicas de ensino on-line e as metodologias necessárias para a sua implementação.

Para cada técnica, vou tentar indicar as seguintes informações:

- Nome da técnica;
- Objectivos da sua utilização;
- Enquadramento da actividade;
- Pré-requisitos para a sua implementação (materiais e recursos);
- Metodologia de implementação;
- Tempo de duração;
- Avaliação.

Processo de Construção do REA

Como é um tema bastante teórico, penso criá-lo num site (Google sites) ou numa wiki, onde estarão especificados as técnicas abordadas.

Cada técnica terá um link para a sua descrição em formato PDF e doc, no Scribd, Slideshare ou Docstoc. (em cada documento haverá indicação para o “documento-mãe”). 

Também vou tentar que cada técnica tenha um link para um ficheiro áudio/vídeo alojado em princípio no Youtube, ou então, que o próprio áudio/vídeo, também esteja incorporado no site. Irei utilizar o programa Audacity, no caso da criação de um ficheiro áudio, ou se juntar vídeo com áudio, utilizar o Camstudio. 

Como um site é um sítio na Web que pode desaparecer a qualquer momento, penso no final, criar um ficheiro pdf ou doc e colocá-lo no Scribd, Slideshare ou Docstoc. Para transformar os ficheiros doc em PDF, utilizarei a ferramenta do Office 2007.

Para a colocação das licenças no REA, que ao mesmo tempo vão ser vários, mas que os vejo como um todo, vou analisar o que já se falou e trabalhou isso e pedir ajuda ao professor.


No início do mês de Junho iniciei a produção do REA sobre  as AS TÉCNICAS DE ENSINO ONLINE.

A seleccção deste tema, teve como fundamento teórico as técnicas de ensino on-line delineadas pelo Prof. Morten Paulsen, no seu livro Online Education and Learning Managements Systems: Global e-learning in a Scandinavian perspective, e pela ION(Illinois Online Network), através de um índice com um conjunto de técnicas de ensino on-line que se encontram descritas no seu site.

http://nettskolen.nki.no/forskning/19/cmcped.htmlwww

http://www.ion.uillinois.edu/resources/otai/

1 – Em primeiro lugar decidi escolher o suporte do REA a criar. Perante as várias escolhas possíveis, estava indeciso entre uma página wiki, ou uma página Web(site). Após ponderar a escolha decidi seleccionar a página Web, porque no meu ver é mais fácil de formatar do que a wiki.

2 – Após a pesquisa realizada, encontrei várias opções, mas entre o Google sites e a Weebly,decidi escolher a Weebly (http://www.weebly.com/weebly/userHome.php),  porque embora seja limitado na publicação, gostei muito dos templates disponíveis e a utilização das ferramentas. O Google sites já tinha experimentado noutros trabalhos, por isso, também contribuiu para  escolha Weebly.

A Weebly tem como limite de alojamento 100mb, como queria inserir alguma quantidade de Mb, tive como alternativa alojar ficheiros de áudio, pdf e doc noutros servidores, que permitem o embed dos ficheiros pretendidos.

3 – No seguimento, iniciei a organização da parte teórica. Realizei leituras dos sites escolhidos e seleccionei os textos interessantes. Como os textos se encontravam em inglês, utilizei o Google tradutor, para ajudar na tradução.  Para isso, criei pastas de trabalhos, com ficheiros teóricos.

4 – inicialmente, tinha como estratégia traduzir tudo o que achava pertinente para colocar no site e depois construir o site, contudo a tradução tornou-se num trabalho muito moroso e difícil. Então decidi avançar para alguma tradução e posteriormente a construção do site.

 

5 – Para a construção do site, decidi dividir os temas de trabalho, sendo apresentados na barra de navegação que se encontra no site. Dentro do site também tive de delinear a árvore de páginas, como fazer links para páginas e websites, ou ainda ficheiros externos. Aprender como utilizar as caixas de texto, caixas de texto html, caixas de imagens e barras de separação, etc..

 

6 – Com a intenção de tornar esteticamente bem feito, decidi criar as imagens que iriam servir de títulos, ou de ícones para links do site. Assim, utilizei um programa de criação de logótipos intitulado AAA logo (http://www.aaa-logo.com/).

 

7 – Para completar o site decidi procurar widget’s (http://www.widgetbox.com/galleryhome/). Escolhi um contador de visitas e a hora e a data. Para a sua inserção no site, bas ta ir ao local onde se pode adquirir gratuitamente, copiar o código html e colar numa caixa html, no site.

 

8 – Com o desenrolar do tempo, fui-me deparando com um problema. Com a tentativa de tradução, fui-me apercebendo que não iria conseguir atingir os objectivos propostos . A nível de definir as técnicas existentes não tive problema, mas quando pretendi delinear metodologias de aplicação, já tive bastante dificuldades. Alguns textos utilizavam uma linguagem que não consegui traduzir, pois por vezes tornavam-se incoerente e por vezes sem sentido.

No meio disto tudo, tive momentos de angústia, pois não via saída para a finalização do REA. Por isso, a demora da entrega. Assim mesmo, decidi continuar e realizar para cada técnica, a introdução das partes textuais que achava  coerentes, de modo a explicar o que são e introduzir algumas metodologias. A nível das metodologias em utilização on-line, ficou aquém do pretendido.

 

9 – Pelo que  foi descrito anteriormente, decidi criar uma página de contactos, para quem queira ajudar a acabar este REA, de modo a torná-lo numa ferramenta mais completa, partilhando experiências metodológicas ou bibliografia.

 

10 – Para os quatro conjunto de técnicas, foi criado uma página de Recursos. Estes recursos, não são nada mais, do que os textos apresentados no site, identificados por cores diferentes, e que se encontram alojados no SCRIBD (http://www.scribd.com/). Os ficheiros podem-se obter através de ficheiros PDF ou Doc. Para estes ficheiros se encontrarem no Scribd, foi necessário fazer o upload destes e obter o código de embed.

 

11 – Para a criação dos ficheiros, foi utilizado a ferramenta Word, sendo o ficheiro guardado como, em formato 97-2003 e PDF.

 

12 – Um dos objectivos do REA era torná-lo acessível a pessoas com necessidades educativas, para isso, tendo em conta aqueles que têm dificuldades visuais, podem ouvir a narração de algumas páginas, pois no fim das páginas encontram-se um leitor de áudio, que narra o que está escrito na página. Para indivíduos com necessidades de visão que necessitem do aumento do tipo de letra, podem usar a tecla Ctrl+ Scroll para aumentar ou diminuir o tamanho do texto.

 

13 – Para a criação dos ficheiros áudio, utilizei o programa Audacity (http://audacity.sourceforge.net/). Após a instalação do programa, veriquei se o meu micro funcionava com o programa escolhido. Fiz alguns testes de som, como testes de exportação de áudio. O ficheiro escolhido foi o mp3, contudo é necessário um ficheiro extra (dll), para conseguir exportar para mp3.  

 

14 – Como o site Weebly não permite o carregamento de ficheiros muito extensos, devido à limitação, tive de procurar um servidor livre que hospedasse os mês ficheiros áudio. Assim, escolhi o GOEAR (http://www.goear.com/index.php) , é espanhol e de fácil utilização. Basta fazer o upload e obter o código para embed.

 

 

Conclusões

 

A realização deste REA, em primeiro lugar levou-me a conhecer a conhecer novas ferramentas Web 2.0, como a reflectir sobre a questão da produção de Recursos Educativos Abertos.

Torná-lo acessível, que permita a partilha e a distribuição, que se torne visível para todos,  que se possa adaptar, que se tenha autorização para a sua utilização, são os objectivos a ter em conta na criação destes recursos, pois se não fizermos, serão REA’s com o pontos de vista de Stephens Downes que diz que:

“Therefore, we cannot produce knowledge for people. OER beneficiaries are, surprisingly and ironically, the people who produce the resources. The only sustainable OERs are those produced by the learners themselves.”Traduzindo:“Portanto, não podemos produzir conhecimento para as pessoas. Os que tiram proveito dos OERs são, surpreendentemente e ironicamente, as pessoas que produzem esses recursos. Os únicos OERs sustentáveis são apenas aqueles produzidos pelos próprios estudantes.”

 

Na produção deste REA, julgo que fiz uma má avaliação do trabalho que me propunha a realizar. Falhou-me o idioma e uma bibliografia mais explícita, por isso, julgo que criei um REA susceptível de ser melhorado, pois ainda não está terminado, como o deliniei inicialmente