Picture


O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores. Yin (1994) afirma que esta abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando o investigador procura respostas para o “como?” e o “porquê?”, quando o investigador procura encontrar interacções entre factores relevantes próprios dessa entidade, quando o objectivo é descrever ou analisar o fenómeno, a que se acede directamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenómeno, do programa ou do processo.  
Assim, Yin (1994:13) define “estudo de caso” com base nas características do fenómeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos. 
Por outro lado, Bell (1989) define o estudo de caso como um termo guarda-chuva para uma família de métodos de pesquisa cuja principal preocupação é a interacção entre factores e eventos. Fidel (1992) refere que o método de estudo de caso é um método específico de pesquisa de campo. Estudos de campo são investigações de fenómenos à medida que ocorrem, sem qualquer interferência significativa do investigador. 
Coutinho (2003), refere que quase tudo pode ser um “caso”: um indivíduo, um personagem, um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade ou mesmo uma nação. Da mesma forma, Ponte (2006) considera que:
“É uma investigação que se assume como particularística, isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de um certo fenómeno de interesse.” (Ponte, 2006:2) 


Fonte: http://grupo4te.com.sapo.pt/mie2.html. Acedido a 30/06/2010 




Título da actividade: Estudo de caso ou de aprendizagem baseada em casos 


Descrição da Actividade: 


Um caso é apresentado aos estudantes, podendo ser mesmos os alunos a seleccionar o caso a estudar. O estudo do caso terá que levar os alunos a um patamar que os faça compreender o assunto tratado, como definir uma solução para este.
A actividade também servirá para compreender as possíveis consequências das decisões escolhidas. O caso em si pode ser estruturado ou não. No ensino baseado em casos, os alunos podem utilizar a gravação áudio e de modo a sintetizar as informações.


Metas e Objectivos: 

Permitir a aplicação de conceitos teóricos. Desenvolver o trabalho em grupo e resolução de problemas. Recolha e análise de informação. A administração do tempo. Técnicas de apresentação. Desenvolver capacidades para a aplicação futura em ambiente reais.